Como reagem os pais dos bebês das jovens adolescentes?


Os pais adolescentes também merecem atenção.



Pais adolescentes também merecem atenção

Engana-se quem pensa que o peso da gravidez na adolescência atinge apenas a mãe do bebê. Enquanto todo tipo de cuidado é direcionado para as mães ainda meninas, pouco se fala sobre as dificuldades enfrentadas pelo pai da criança, muitas vezes, também adolescente. Ao menino “grávido” resta assumir postura de adulto digna de um pai de família. Mudança considerada brusca pelos especialistas e que pode trazer conseqüências graves caso o futuro pai não receba a atenção que merece.

“Às vezes o garoto não é irresponsável, tem projetos de vida, só que tudo é interrompido devido a um encontro sexual não organizado. O impulso é igual a ambos, mas as políticas de saúde estão direcionadas apenas para a mulher”, alerta Socorro Gomes, médica da Fundação José Silveira, entidade cuja atividade social da semana foi dedicada à paternidade precoce.

O garoto fica tão apavorado quanto a menina. “Pensei que minha vida fosse acabar. Tive vontade de dormir e não acordar mais. Queria fugir, ir para outro mundo. Comecei a ver minha rotina totalmente alterada. Foi difícil encarar”, conta Sérgio Visconti de Mello, 17 anos, pai de Cauê há oito meses.

O choque se justifica devido à falta maturidade e planejamento. “Os dois são despreparados, têm desejo, mas não têm noção de que possuem um corpo com capacidade reprodutiva. O problema é que não há uma lógica de acolhimento público para o pai da criança. Tudo está voltado para a mãe e o garoto passa a ser o chefe, aquele que vai para rua trabalhar, o responsável por trazer dinheiro para sustentar o bebê”, explica Jorge Lyra, coordenador do Instituto Papai (Programa de Apoio ao Pai Jovem e Adolescente) em Recife. Isso quando a paternidade é assumida.

Grávidos - Incomodado com a situação, o jornalista Gilberto Amendola escreveu o livro Meninos grávidos – O drama de ser pai na adolescência, lançado na última segunda-feira em São Paulo. O interesse pelo assunto surgiu durante cobertura de um encontro sobre gravidez precoce. Mães de adolescentes grávidas teriam passe gratuito de ônibus para acompanhar as filhas nos exames pré-natais. “Perguntei se não haveria tal facilidade para os pais adolescentes, para que eles também acompanhassem suas parceiras. A pergunta foi tomada como pura idiotice. Fiquei com isso na cabeça e comecei a pensar em aprofundar esta indiferença”, conta Amendola.

Não há dados que dêem conta da quantidade de pais adolescentes no Brasil. Sabe-se apenas que nascem por ano cerca de 485 mil crianças filhas de mães com menos de 19 anos, informa o Ministério da Saúde. “É um muro de silêncio. Os homens nunca são ouvidos nas pesquisas”, ressalta Lyra.

Entre as conseqüências, a evasão escolar é o que mais preocupa. Segundo o Ministério da Educação, cerca de 25% dos garotos e garotas que abandonam a escola, no Brasil, tem como prioridade assumir as responsabilidades de ter um filho. “O número é elevado”, garante Socorro Gomes.



Aos 16 anos, Cristiano Mauro, teve que trocar o segundo grau na rede pública de ensino por uma vaga de balconista em uma lanchonete. “Fui homem pra fazer, agora tenho que correr atrás. Não sou mais sozinho no mundo, tenho uma boca para alimentar, um guri que depende de mim”, diz o rapaz com relação ao filho que vai nascer no final de dezembro.

O excesso de responsabilidade numa fase em que ainda são filhos costuma mexer com a auto-estima dos pais meninos. Os que optam por trabalhar para sustentar a criança encontram um mercado de trabalho inchado com baixos salários. “Faculdade agora virou segundo plano. Nem teria tempo, dobro no serviço para aumentar a renda”, diz Cristiano Mauro.

Já os que vêm de situação financeira mais estabilizada passam a contar com a ajuda da família. “Tivemos sorte. Nossos pais ajudam com as despesas. Enxoval, médico, frauda, remédios, roupinhas, é muita coisa para comprar”, conta Visconti.

Precoces - Em 2004, foram realizados 27 mil partos de meninas com idades entre 10 e 14 anos. O numero refere-se apenas aos nascimentos catalogados sem contar as clínicas clandestinas. Há ainda a hipótese de a gravidez entre 10 e 14 anos estar relacionada com exploração sexual, uma vez que a maior parte das adolescentes engravida de garotos na mesma faixa etária. “Infelizmente ainda não temos como afirmar com precisão. Carece de uma coleta específica dos dados”, resume Lyra.

Às famílias que enfrentam o drama de gravidez na adolescência, os especialistas consultados pelo A Tarde On Line dão três dicas.

“Tem que dar apoio, acompanhar. Não adianta tratar como se o menino fosse um monstro, irresponsável. Precisa é mostrar soluções, maneiras de adaptar à nova vida. Dar atenção porque se trata de uma pessoa com a auto-estima mexida”, diz Socorro Gomes, médica da Fundação José Silveira.

“Depois que passa o susto, o garoto acorda e descobre que virou chefe de família. Pára de estudar e antecipa etapas porque agora tem responsabilidades do mundo adulto. Aí aparecem pessoas que exigem coisas que o garoto não tem condição de oferecer. Não faz sentido cobrar já que não há um acolhimento de saúde pública para garantir o conforto do pai. Não pode simplesmente culpar o pai do bebê sem pensar junto com ele como a situação poderia ser transformada”, afirma Jorge Lyra, coordenador do Instituto Papai (Programa de Apoio ao Pai Jovem e Adolescente) em Recife.

"Os meninos em geral ficam de escanteio. Pela família da garota, são tidos como um monstro, que estragou a vida da menina. Pela sua própria família são vistos como ‘idiotas’ porque não usou preservativo. Na verdade, estão perdidos e precisam de apoio”, pondera Gilberto Amendola, no livro Meninos grávidos – O drama de ser pai na adolescência.



 

BlogQuest - Gravidez na Adolescência Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea